sábado, 19 de setembro de 2009

Mídia Impressa

Formas de Trabalhar com a Mídia Impressa no Meio Digital

Estão cada vez mais presentes no ambiente escolar as mídias, principalmente o computador conectado a internet, sendo este um recurso com grandes possibilidades e que atualmente é muito valorizado. A interatividade hipermediática que garante a autonomia e a intervenção direta do sujeito, pois encontramos tantas informações na Internet, que muitas vezes a escolha de materiais para a leitura se torna difícil. Sendo assim o sujeito deve ter claro o que procura, para não se perder entre as várias leituras que estão disponíveis.
Desenvolver um trabalho com o texto no meio digital com tantos recursos significa lidar com a interatividade. Portanto o significado da leitura e da escrita tornam-se mais dinâmicos, mudando o conceito de leitor passivo para ativo participante e co-autor do próprio texto. Diante dessa possibilidade, o trabalho com texto na Internet pode ser pensado e executado numa perspectiva de intervenção imediata e de construção coletiva em rede.
Neste momento o espaço da sala de aula convencional é transferido para uma sala informatizada e interativa, possibilitando aos alunos o acesso à internet objetivando a produção textual da cultura escrita e da leitura em situações desafiadoras, favorecendo a construção do conhecimento e ao desenvolvimento da aprendizagem. O professor é um mediador entre o aluno, a ferramenta e o conhecimento. Seu trabalho deve auxiliar o aluno no seu processo de construção através de uma aprendizagem colaborativa.

Nesta perspectiva o texto é produzido por várias pessoas que apresentam múltiplos saberes entrelaçados nessa rede. Logo, pertence aos vários autores que o constituem e se manifestam de maneira aberta e dinâmica na coletividade. Também pode ser atravessado por diferentes linguagens, dependendo dos recursos e ferramentas usadas. Segundo (Bakhtin, 2000) “O processo de construção de textos coletivos traz como fator relevante a polifonia, sendo caracterizada pela multiplicidade de vozes presentes no processo de comunicação verbal”.
Nesse processo de construção e formação de novos conceitos a partir do uso das ferramentas digitais na sala de aula, vamos construindo novas maneiras de desenvolver a leitura e escrita e o mais importante com significado e em situações reais, pois estamos escrevendo para alguém ler não somente para atender uma exigência da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário